11 de mar. de 2013

COLETA SELETIVA - Faça sua parte!


Ao trans­for­mar mate­ri­ais usa­dos em novos pro­du­tos para o con­sumo, muitos bene­fí­cios são trazi­dos para o plan­eta. Além de preser­var, a reci­clagem de lixo gera riquezas e, acima de tudo, respeito ao meio ambiente.

Como forma de reduzir os cus­tos da pro­dução e pre­ocu­padas com a sus­tentabil­i­dade do plan­eta, muitas indús­trias, reci­clam mate­ri­ais. Algu­mas matérias-primas como o aço inox, por exem­plo, pos­suem um nível de aproveita­mento de 100% ao ser der­retido. Após isso, ele retorna para as lin­has de pro­dução, reduzindo os cus­tos para as empresas.

Mas mesmo não sendo empresa, todos podem e devem fazer a sua parte através da coleta sele­tiva de lixo. Um tipo de coleta de extrema importân­cia para o desen­volvi­mento sus­ten­tável do planeta.

Na coleta sele­tiva, todo o lixo do que foi con­sum­ido é sep­a­rado. Os mate­ri­ais mais reci­cla­dos e que contribuem para a diminuição da poluição no solo, na água e no ar são o vidro, o alumínio, o papel e o plás­tico. Assim, os mate­ri­ais reci­cla­dos são sep­a­ra­dos do lixo orgânico (restos de ali­men­tos) que é descar­tado em ater­ros san­itários ou usado para a fab­ri­cação de adubos.

Sep­a­ração
Vidro: potes de ali­men­tos (azeitonas, milho, requi­jão, etc), gar­rafas, fras­cos de medica­men­tos, cacos de vidro.
Papel: jor­nais, revis­tas, fol­hetos, caixas de papelão, embal­a­gens de papel.
Metal: latas de alumínio, latas de aço, pre­gos, tam­pas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
Plás­tico: potes de plás­tico, gar­rafas PET, sacos pláti­cos, embal­a­gens e saco­las de supermercado.

As Pil­has e bate­rias tam­bém devem ser sep­a­radas, pois quando descar­tadas no meio ambiente provo­cam contami­nação do solo. Por não serem reaproveitáveis, estes mate­ri­ais gan­ham um des­tino apro­pri­ado para não ger­arem a poluição do meio ambiente.

Já os lixos hos­pi­ta­lares, que cos­tu­mam estar infec­ta­dos com grande quan­ti­dade de vírus e bactérias, são reti­ra­dos do hos­pi­tal de forma especí­fica e lev­a­dos para incin­er­ação em locais especiais.

Coleta
Exis­tem dias especí­fi­cos onde os cam­in­hões do serviço de limpeza pas­sam recol­hendo mate­ri­ais sep­a­ra­dos porta a porta. Mas se este serviço não estiver disponível no seu bairro, exis­tem out­ras maneiras de fazer este recol­hi­mento. Uma delas é através da entrega vol­un­tária em pos­tos de coleta dis­tribuí­dos pela cidade. Pode ser em esco­las, praças, super­me­r­ca­dos, etc. A outra maneira para cole­tar este lixo é con­tratar uma empresa espe­cial­izada (este é o caso da Pal­metal) para fazer a reti­rada do mate­r­ial e encam­in­har para usi­nas de reci­clagem.

Conscientize-se

- 10% de vidro reci­clado, economiza-se 4% de ener­gia e reduz 10% no con­sumo de água 

- Para 75 latas de aç o reci­cladas, preserva-se uma árvore que seria usada como carvão - Para cada tonelada de papel reci­clado, evita-se a der­rubada de 16 a 30 árvores - A cada 100 toneladas de plás­tico reci­clado, evita-se a extração de 1 tonelada de petróleo e a econo­mia de 90% de energia.








Fonte: http://www.guiadecorar.com.br/posts/visualiza/1671




Nenhum comentário: