13 de fev. de 2013

Sustentabilidade: Muito mais que uma questão social

por Fernanda Mancini


A sustentabilidade a cada ano ocupa o seu lugar ao sol. Pessoas mais conscientes despertam para um conhecimento ambiental ecologicamente correto.

Mas o que significa a palavra Sustentabilidade nos dias de hoje? Sustentabilidade está relacionada com aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais de uma sociedade. Uma forma de conscientizar uma civilização a preservar um ambiente através de uma simples atividade humana sábia, preservando a biodiversidade e o ecossistema.
  
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, ela está vinculada a requisitos como:
• Ecologicamente correto
• Viável economicamente
• Viável e Justo Socialmente
• Aceito culturalmente

Esses quatro itens não necessariamente estão voltados para produtos e materiais naturais, e, sim para um fator de conjunto que se propõe a melhorar o meio em que vivemos de uma forma natural, criativa, funcional e consciente.

Segundo a Wikipédia, a Sustentabilidade na Arquitetura é toda forma de arquitetura que leva em consideração formas de prevenir o impacto ambiental, que uma construção pode gerar. Em outras palavras, a Sustentabilidade na Arquitetura, está voltada para a preservação do meio ambiente, criados a partir da redução de materiais poluentes. Ela (Sustentabilidade) está vinculada a utilização de recursos da natureza, sem agredir e poluir o meio em que vivemos.

Para quem acha que a Sustentabilidade na Arquitetura é um conceito novo, está completamente equivocado. A Arquitetura Sustentável surgiu em meados de 1970, e desde então vem ganhando espaço na sociedade.

Esse conceito já está sendo utilizados por vários arquitetos do mundo inteiro, e, a cada dia, novos recursos e novos materiais são desenvolvidos especialmente para a preservação e conscientização do meio ambiente.

A palavra Sustentabilidade já é algo comum nos escritórios de Arquitetura, todos estudam uma nova alternativa sustentável para projetar o melhor espaço, seja ele uma residência, uma instituição ou um estabelecimento comercial, sem deixá-lo de ser funcional, confortável e ecologicamente correto.

Como tornar um ambiente sustentável?

Podemos tornar um ambiente sustentável, quando nele possa se utilizar a maior quantidade de elementos com origens naturais, garantindo para o morador um maior aproveitamento dos recursos necessários para ventilar, iluminar, racionalizar, economizar, customizar o meio ambiente ao qual se vive, sem usar recursos ou materiais que possam poluir o mesmo. Preocupa-se em usar materiais reciclados e os ecologicamente corretos (todos eles certificados e legalmente estabelecidos no mercado).

Fatores como:
• Aplicação de módulos solar em telhados, gerando captação de energia solar, para ser transformada em eletricidade, com o objetivo de aquecer piscinas, água dos chuveiros e torneiras – recurso utilizado principalmente em residências, spas e condomínios.

• Posicionamento da casa, na hora da construção, conforme o deslocamento do sol, gerando maior ventilação e iluminação natural, na maior parte do dia.

• O uso de vidros duplos, clarabóias e janelas com grandes vãos, também contribuí para uma maior ventilação e iluminação natural durante o dia. Esse procedimento é responsável por uma economia enorme de energia que seria gasta na iluminação e na refrigeração desses lugares.

• Criação de calhas no telhado, para captação de água, criando reservatórios internos utilizados para o aproveitamento da água nos vasos sanitários, nos chuveiros, nas torneiras externas e lavatórios - racionar o uso da água. Esse recurso pode gerar uma economia de até trinta por cento em residências e condomínios.

• Utilização de materiais ecologicamente corretos (materiais reaproveitados entre eles se destacam o PVC, garrafas pets, plásticos, etc)

• Reaproveitamento dos entulhos provenientes da construção, que podem ser separados e reaproveitados, até mesmo para a fabricação de tijolos ou reciclados a partir de várias outras formas. Diminuindo a poluição nos aterros e contribuindo para despoluição do meio ambiente.

Um vasto caminho de estudos, criação e prática chegam até as nossas casas, de uma maneira prática e consciente. O importante é a divulgação constante do assunto.

O papel do arquiteto é fundamental, para que o cliente saiba a melhor maneira de tornar a sua morada ou o seu trabalho, em um ambiente agradável e ecologicamente correto, influenciando até mesmo na economia a longo prazo.

Enfim, a Sustentabilidade não é um modismo, com prazo e data para acabar, é uma questão de urgência e conscientização cultural, econômica e social, já citado em linhas acima. Nós arquitetos, somos responsáveis e temos a obrigação de difundir essa nova maneira de pensar e agir no mundo.










fonte: http://www.guiadecorar.com.br/posts/visualiza/1600



Nenhum comentário: