3 de set de 2012

DECORANDO O CORREDOR


A arquiteta Carla Maciel de Brasília nos dá dicas simples e muito bonitas de como decorar este ambiente que muitas vezes é tão esquecido.


"Na maior parte das vezes não há muito mais a fazer em corredores de 80cm além de dispor quadros nas paredes e investir nos revestimentos como espelhos, papel de parede, uma cor, lambris... (depois de enumerar todas estas opções não parece que são poucas alternativas não é? Rsss). Quando o corredor é mais largo (algo em torno de 1,20m) podemos introduzir ainda canaletas ou prateleiras para dispor alguns livros. Para pés direitos mais altos existe ainda a opção de colocar um (ou mais) belo lustre, o que valoriza bastante o ambiente.

Logo pensei em pintar um dos lados do corredor em azul marinho + molduras em mdf somente para fazer um desenho com volume e a partir daí distribuir molduras com fotos ou obras de arte (que eles já possuem inclusive). Então comecei a pesquisar fotos de situações semelhantes para ajudar o cliente a visualizar a proposta.  Escolhi algumas imagens que vão ajudar a entender sobre estas alternativas.

Duas lindas opções usando o papel de parede como revestimento:
O primeiro com estampa toile de jouy...
Imagem: Arquitetando na Net

A segunda alternativa modernizando o estilo inglês com bom humor através do patchwork de papel de parede em diversas estampas + piso amarelo + cabeças de alce. Um show de corredor!!!

Imagem: Arquitetando na Net

Este corredor teve tratamento especial: papel de parede no forro + pintura em duas cores nas paredes + pintura especial + faixa de madeira + tapete!!!

Imagem: Cozinha Design

Uma alternativa simples e de grande efeito:
 Lustres + galeria de fotos em molduras de formato padronizado

Imagem: Decoracaos

Aproveitar o corredor como uma galeria, especialmente de fotos de família, é uma alternativa comum e muito interessante principalmente porque permite que fiquem expostas com um pouco mais de privacidade, evitando mostrá-las na área social da casa. Destaque para a pintura tipo caiação grafite contrastando com as portas / rodapés em vermelho.

Imagem: Decorar e Baum

Imagem: Womanly Page

Uma galeria de efeito "dramático" com parede de fundo pintada na cor vinho e molduras coloridas.

Imagem: Revista dCasa

Lambris na base da parede valorizam o espaço e deixam o corredor mais curto, especialmente onde o pé direito é alto. Além de formar uma base perfeita para uma galeria.

Imagem: Luxury Idea

Quando a largura do corredor permite o espaço pode ser aproveitado com prateleiras ou pequenos móveis utilitários de pequena profundidade.

Imagem: Arquitetando na Net

Imagem: Mania de Ksa

E quando nada disso for possível, ou for necessário uma solução temporária (para apês alugados por exemplo), um tapete super colorido acaba com qualquer monotonia deste tipo de espaço. O importante é que tenha o mesmo comprimento do corredor para evitar acidentes."

Imagem: Design Concept Ideas




Nenhum comentário: