16 de jul. de 2012

QUARTO DE CRIANÇAS


Entre os 3 e 7 anos:  o quarto de bebê sofrerá modificações, pois a criança vai crescendo o berço pode transformar em caminha com grades, depois as grades saem... vai-se acrescentando um novo colorido e abre-se espaço para brincadeiras com amiguinhos e uma mesinha nesta fase é essencial pois já inicia-se a aprendizagem escolar
Dos 7 até os 11 anos: o ambiente deverá proporcionar espaço para a socialização com amigos. Um beliche, uma bicama, são bem vindos. Os equipamentos, som, computador, jogos, tomam espaço também. A cama pode ter um ar de sofá, com muitas almofadas. O ambiente de estudo tem que ser mais “adulto”, com mesa e cadeiras confortáveis.  Diminui o espaço para brinquedos, mas aumenta o espaço para material de estudo e livros. Nesta fase, muitas vezes, a criança tem dificuldade em manter o ambiente organizado, principalmente se não pensarmos na facilidade de organização durante a decoração: Gavetas, caixas, separações, cabides, tudo que puder facilitar a ordem é bem vindo.
A partir dos 11 anos:  a criança não deseja mais um “quarto de criança” e sim um quarto com personalidade, um refúgio para expressão de sua individualidade. E prepare-se , porque neste período esta personalidade vai mudar muuuuuito…  A criança deve participar das idéias para a decoração do quarto (sob o risco de não querer entrar nele nunca mais…rsrsrs).  O espaço para estudos, equipamentos  e livros aumenta, as cores se tornam mais “adultas”. Ainda se deve pensar nos amigos que visitam o jovem e, às vezes, dormem lá. Os armários são maiores (há mais roupas, principalmente para meninas) e havendo hobbies ou esportes, deve-se organizar espaço para a guarda das coisas relacionadas a eles. 
Medidas:
Cama de solteiro: de 70 a 90cm x 190cm; Cama de “viuva” : 120cm x 190cm; Beliche: Cama superior – de 150 a 170cm do chão; Camas com estrado tem, em geral, 45cm de altura; Mesas de cabeceira, em geral,  acompanham o tamanho da cama, sendo um pouco mais baixas que esta.


Nenhum comentário: