25 de jun. de 2012

10 DICAS PARA ILUMINAR AMBIENTE COM LUZ NATURAL.







Uma boa iluminação favorece qualquer ambiente, seja ele residencial ou comercial.
Pensando em sustentabilidade e tratando-se de fazer economia... vamos abrir janelas e portas e deixar o sol entrar...

Uma casa escura favorece a presença de fungos e bactérias além de consumir muito mais energia elétrica e se o tema atual é economizar precisamos pensar na iluminação natural. Manter por mais tempo as luzes apagadas.

1. Paredes, pisos, azulejos em tons claros deixam o ambiente mais iluminado, remetem uma sensação de frescor, criam a ilusão de um ambiente maior e mais limpo.




2. Janelas não foram feitas para ficar fechadas o dia todo então mantenha-as aberta. O ar circulará pelo ambiente e a iluminação natural trará bem estar.



3. Troque aquela sua porta de madeira lisa por uma porta decorativa, daquelas que tem detalhe em vidro. São muito interessantes para dar claridade a qualquer ambiente.




4. Blocos de vidro não servem apenas para decorar... use-os criando desenhos na fachada, fazendo contorno em portas e janelas que ficam muito fechadas. Dividindo cozinha de lavanderia no seu apartamento é uma boa pedida... ah e porque não usar os blocos de vidro na laje? É isso mesmo na laje. Se em cima da sua garagem existe apenas uma varanda porque não não tornar a garagem mais iluminada? Uau....









5. Se você tem uma casa com grande jardim, pé direito alto... abuse da iluminação natural porque você pode!






6. Troque uma ou algumas das suas telhas coloridas por telhas translúcidas. Elas também são leves, resistentes, tem boa durabilidade por terem fibras de vidro em sua composição e trazem mais claridade ao ambiente.





7. O uso de clarabóias ou domus também são válidos. Dão uma iluminação direta num determinado espaço. Tornando-o mais limpo, claro e dão um charme especial... Já pensou você deitado na cama, olhando as estrelas? rsrsrs Romântico vai?

domus






8. Se o seu ambiente tem um pé direito alto, valem as janelas próximas ao teto para iluminar mais o ambiente sem tirar a privacidade do mesmo.









9. Os cogobós ou blocos vazados também são uma boa pedida. Iluminam e ventilam o ambiente. Perfeito!

                                                         
                                                       
                                                         

                                                   

                                               

10. Um pergolado na varanda ou na garagem com vidro ou acrílico dará charme, design arrojado e protegerá móveis das imtempéries mas manterá o ambiente claro.










Fotos: busca aleatória no internet.
Texto: Debora Matos




Nenhum comentário: