2 de fev. de 2012

CIMENTO QUEIMADO

   


Este tipo de revestimento oferece um visual 
rústico e contemporâneo. Mas tem lá suas controvérsias, pois as trincas são inevitáveis assim como o efeito manchado. É bom evitar colocar em áreas externas pois trinca com facilidade.
Combinado com faixas de cerâmica, ladrilhos e  pedras, ganha um charme a mais.
Duas alternativas podem ser buscadas no mercado: o cimento polimérico ou as massas pré-fabricadas. Outra saída é a massa caseira, que pode ser preparada por um mestre de obras experiente. A vantagem do cimento polimérico é o aditivo que garante maior elasticidade e aderência do cimentado. Massas pré-fabricadas à base de pó de limestone ou de quartzo têm boa resistência a trincas.
Piso cimentício, Zaro


Onde usar:
Por não ter rejuntes e facilitar a limpeza, o acabamento de cimento queimado é muito apreciado em pisos e paredes de cozinha. No entanto, respingos constantes de gordura podem manchar o revestimento, uma dica é usar azulejos ou placas de inox próximas ao fogão.
Saiba mais:
- É normal aparecerem pequenas trincas, mesmo que o serviço seja muito bem feito. 
- manchas também são características deste tipo de piso, e costumam ficar mais visíveis com o passar do tempo
- quanto mais lenta a cura, menor a probabilidade de aparecerem trincas e rachaduras. A cura do cimento é o processo de secagem da massa.
- aplicar resinas com base acrílica por cima da massa ainda úmida são uma opção para retardar a cura do cimento
- antes de aplicar o cimento queimado é importante que o contrapiso esteja limpo, desengordurado e sem pó. Caso haja trincas ou partes soltas, recomenda-se  nivelar o contrapiso antes do processo.
- para atenuar as trincas é possível fazer juntas de dilatação em intervalos de até 1 m. Neste caso, plástico e metal são mais indicados, pois a madeira junta bactérias e fungos, e se deteriora.
- Empregue areia fina, clara e lavada na mistura. Ajuda a dar um resultado mais homogêneo. 
- Para evitar manchas, é indicada a aplicação de duas demãos de verniz à base de água logo após a cura e antes do uso do piso.
- O piso deve ser selado e impermeabilizado com resina. No caso de cimento colorido, é necessário um produto com filtro contra raios ultravioleta
- sapatos podem marcar fácil o piso, mas as manchinhas saem com sabão, água e esponja.
- Quando molhado, o piso de cimento fica escorregadio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimas informações...obrigada!!!