25 de jan. de 2012

COLOCAÇÃO DE PAPEL DE PAREDE


Para deixar o papel plano, sem curvas, desenrole e enrole-o novamente de maneira que seu avesso fique para fora como indica a foto.
Meça o pé-direito, utilizando a trena. Ao medir o papel, some a essa medida mais 10 cm, de forma que sobrem 5 cm em cada extremidade. Com a tesoura, corte duas folhas por vez. Exemplo: se o pé-direito mede 2,3 m, corte 2,4 m de papel. A sobra será retirada com o estilete na finalização do acabamento.
Coloque o pedaço de plástico sobre uma mesa grande para proteger o móvel durante a aplicação. Mergulhe o rolo de lã na cola já preparada e espalhe a goma no sentido vertical do papel homogeneamente. Deixe descansar por 2 minutos antes da aplicação. Durante esse tempo a cola penetra no papel, amolecendo a folha.
Dobre a folha em formato de envelope, deixando uma dobra maior e outra menor. Leve o papel dobrado até parede.
Descole a dobra menor e aplique na parede deixando uma sobra de 5 cm sobre o vinco superior da parede. Com uma das mãos, bata no papel de baixo para cima acertando a posição da folha, que deve ficar a 90° do chão. Com a outra, deslize o restante do papel até o rodapé, deixando mais 5 cm de sobra.
Agora, encoste a ponta do fio do prumo na parte superior da parede de maneira que o peso fique próximo ao chão. O fio e a extremidade lateral do papel devem estar alinhados. Caso contrário, acerte a posição com "batidinhas" sobre a folha.
Fixe a espátula de plástico na parede formando uma inclinação de 45°. Deslize-a sobre toda a superfície, de baixo para cima e de cima para baixo até que a cola seja espalhada e as bolhas, desfeitas. Limpe o excesso de cola com o pano úmido.
Com a espátula maior (de 35 cm) marque um vinco no papel na extremidade superior, entre a parede e o teto. Com a lâmina do estilete rente à espátula, corte o papel excedente. Repita a operação no vinco do rodapé. O estilete deve estar bem afiado para um acabamento perfeito.
A segunda folha deve ser colocada exatamente ao lado da primeira. Não sobreponha os papéis ou deixe espaços entre as emendas. Certifique-se da continuidade da estampa, procurando alinhar os desenhos. Use o prumo apenas na colocação da primeira folha de cada parede. Para fazer as emendas dos cantos una as bordas das folhas, sem deixar espaços entre elas.











Um comentário:

Unknown disse...

Colocação de papel de parede é muito legal... bem fácil.