28 de set de 2011

ESQUADRIAS DE FERRO X PVC



Durabilidade

As esquadrias de ferro são consideradas pouco duráveis, dada a tendência deste material para oxidação. Por esta característica, portas e janelas de ferro são contra-indicadas, sobretudo, para utilização em regiões próximas ao mar, por causa da maresia.
As portas e janelas de PVC são sólidas e resistentes a choques, tendo vida útil superior a 50 anos. O material não é afetado pela corrosão, elementos biológicos, como fungos ou insetos, e agentes abrasivos. Mesmo expostas às mais extremas condições climáticas, as esquadrias de PVC mantém forma e propriedades originais. Isto é garantido pela utilização, na fabricação, de elementos como protetores contra raios solares UV (o que impede deformações de cor) e reforços internos com alma de aço galvanizado, para aumentar ainda mais a resistência das aberturas.
Segurança

A predisposição do ferro para a oxidação compromete a segurança de sua utilização em portas e janelas. Sem manutenção constante, as esquadrias podem ser atacadas pela ferrugem, o que elimina sua resistência. Outro cuidado importante na utilização de esquadrias feitas deste material é com o isolamento elétrico, já que o ferro é bom condutor de eletricidade.

As aberturas de PVC contam com a solidez e resistência deste material à maresia e outros agentes agressivos, como cal e cimento. Além disto, o PVC é auto-extingüível, não propagando fogo em casos de incêndio. Especificações técnicas das esquadrias Neoforma, como a utilização de reforos de aço galvanizado colocados dentro de câmaras-de-ar estanques (sem contato com o meio externo), também proporcionam resistência a ventos de mais de 195 km/h, maresia e outros elementos naturais.

Manutenção

A utilização de aberturas de ferro requer manutenção constante. Por causa da predisposição do material à oxidação, é necessário investir em pinturas periódicas ou tratamentos específicos para evitar a corrosão.

O PVC exclui qualquer cuidado posterior com pinturas ou polimentos para garantir a boa aparência e a funcionalidade de portas e janelas. A manutenção das aberturas é simples, podendo ser feita apenas com pano úmido.

Isolamento Acústico

As esquadrias de ferro são péssimas em isolamento acústico. A eventual falta de elementos de isolamento, como borrachas e escovas de vedação, agrava ainda mais este quadro.

A capacidade de vedação das portas e janelas de PVC, aliada às características do próprio material, que não conduz som, garante ambientes muito mais confortáveis acusticamente. Além disto, a possibilidade de utilizar vidros duplos e de espessuras variadas confere às esquadrias de PVC o melhor isolamento disponível.

Isolamento Térmico

O ferro é bom condutor de calor, conseqüentemente, as esquadrias feitas com este material não atingem bons níveis de isolamento térmico. A eventual falta de elementos de isolamento, como borrachas e escovas de vedação, agrava ainda mais este quadro.

A capacidade de vedação das portas e janelas de PVC,  aliada às características do próprio material, que não conduz calor, garante ambientes muito mais confortáveis termicamente. Além disto, a possibilidade de utilizar vidros duplos e de espessuras variadas confere às esquadrias de PVC o melhor isolamento disponível. Estas propriedades representam um fator importante de economia com custos de climatização, já que, mesmo fechadas, portas e janelas respondem por até 33% da perda térmica de um ambiente.

Estanqueidade

A capacidade de vedar os ambientes das janelas de ferro é limitada pela utilização de perfis frágeis e praticamente sem isolamento. Além disto, baixa qualidade de fabricação, instalação deficiente e falta de investimento na manutenção periódica podem levar a problemas crônicos de vedação.

As aberturas de PVC contam com o sistema de gaxetas feito com EPDM (borrachas utilizadas em automóveis) e junção dos cantos por solda térmica, em que os perfis são unidos formando uma esquadria monobloco, ou seja, uma peça única, indeformável e imune ao aparecimento de frestas. Estes cuidados, aliados são características de fabricação das esquadrias Neoforma, como câmaras-de-ar, escovas de vedação e vidros duplos, garantem a alta resistência de portas e janelas a chuvas, ruídos, poluição, ventos, frio, calor e correntes de ar.

Estética
O ferro é um material maleável, podendo ser transformado em diferentes modelos de portas e janelas. Entretanto, não permite a produção de texturas diferenciadas e necessita de acabamento primoroso para evitar arestas serrilhadas.

O elevado padrão de qualidade e acabamento das esquadrias de PVC permite utilizá-las nos mais diferentes projetos arquitetônicos. O aspecto clean e o toque acetinado das portas e janelas não pesam nos ambientes, mesmo quando utilizados em vãos de grandes medidas. Disponíveis em modelos e cores diversificados ou reproduzindo diferentes padrões de madeira, as esquadrias Neoforma casam perfeitamente com qualquer estilo de construção.

Nenhum comentário: