Ao transformar materiais usados em novos produtos para o consumo, muitos benefícios são trazidos para o planeta. Além de preservar, a reciclagem de lixo gera riquezas e, acima de tudo, respeito ao meio ambiente.
Como forma de reduzir os custos da produção e preocupadas com a sustentabilidade do planeta, muitas indústrias, reciclam materiais. Algumas matérias-primas como o aço inox, por exemplo, possuem um nível de aproveitamento de 100% ao ser derretido. Após isso, ele retorna para as linhas de produção, reduzindo os custos para as empresas.
Mas mesmo não sendo empresa, todos podem e devem fazer a sua parte através da coleta seletiva de lixo. Um tipo de coleta de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Na coleta seletiva, todo o lixo do que foi consumido é separado. Os materiais mais reciclados e que contribuem para a diminuição da poluição no solo, na água e no ar são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Assim, os materiais reciclados são separados do lixo orgânico (restos de alimentos) que é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos.
Separação
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado.
As Pilhas e baterias também devem ser separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Por não serem reaproveitáveis, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.
Já os lixos hospitalares, que costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias, são retirados do hospital de forma específica e levados para incineração em locais especiais.
Coleta
Existem dias específicos onde os caminhões do serviço de limpeza passam recolhendo materiais separados porta a porta. Mas se este serviço não estiver disponível no seu bairro, existem outras maneiras de fazer este recolhimento. Uma delas é através da entrega voluntária em postos de coleta distribuídos pela cidade. Pode ser em escolas, praças, supermercados, etc. A outra maneira para coletar este lixo é contratar uma empresa especializada (este é o caso da Palmetal) para fazer a retirada do material e encaminhar para usinas de reciclagem.
Conscientize-se
- 10% de vidro reciclado, economiza-se 4% de energia e reduz 10% no consumo de água
- Para 75 latas de aç o recicladas, preserva-se uma árvore que seria usada como carvão - Para cada tonelada de papel reciclado, evita-se a derrubada de 16 a 30 árvores - A cada 100 toneladas de plástico reciclado, evita-se a extração de 1 tonelada de petróleo e a economia de 90% de energia.
Fonte: http://www.guiadecorar.com.br/posts/visualiza/1671
Nenhum comentário:
Postar um comentário