As esquadrias de ferro são consideradas pouco duráveis, dada a tendência deste material para oxidação. Por esta característica, portas e janelas de ferro são contra-indicadas, sobretudo, para utilização em regiões próximas ao mar, por causa da maresia.

As aberturas de PVC contam com a solidez e resistência deste material à maresia e outros agentes agressivos, como cal e cimento. Além disto, o PVC é auto-extingüível, não propagando fogo em casos de incêndio. Especificações técnicas das esquadrias Neoforma, como a utilização de reforos de aço galvanizado colocados dentro de câmaras-de-ar estanques (sem contato com o meio externo), também proporcionam resistência a ventos de mais de 195 km/h, maresia e outros elementos naturais.
A utilização de aberturas de ferro requer manutenção constante. Por causa da predisposição do material à oxidação, é necessário investir em pinturas periódicas ou tratamentos específicos para evitar a corrosão.
As esquadrias de ferro são péssimas em isolamento acústico. A eventual falta de elementos de isolamento, como borrachas e escovas de vedação, agrava ainda mais este quadro.
A capacidade de vedação das portas e janelas de PVC, aliada às características do próprio material, que não conduz som, garante ambientes muito mais confortáveis acusticamente. Além disto, a possibilidade de utilizar vidros duplos e de espessuras variadas confere às esquadrias de PVC o melhor isolamento disponível.
O ferro é bom condutor de calor, conseqüentemente, as esquadrias feitas com este material não atingem bons níveis de isolamento térmico. A eventual falta de elementos de isolamento, como borrachas e escovas de vedação, agrava ainda mais este quadro.
A capacidade de vedação das portas e janelas de PVC, aliada às características do próprio material, que não conduz calor, garante ambientes muito mais confortáveis termicamente. Além disto, a possibilidade de utilizar vidros duplos e de espessuras variadas confere às esquadrias de PVC o melhor isolamento disponível. Estas propriedades representam um fator importante de economia com custos de climatização, já que, mesmo fechadas, portas e janelas respondem por até 33% da perda térmica de um ambiente.
A capacidade de vedar os ambientes das janelas de ferro é limitada pela utilização de perfis frágeis e praticamente sem isolamento. Além disto, baixa qualidade de fabricação, instalação deficiente e falta de investimento na manutenção periódica podem levar a problemas crônicos de vedação.
As aberturas de PVC contam com o sistema de gaxetas feito com EPDM (borrachas utilizadas em automóveis) e junção dos cantos por solda térmica, em que os perfis são unidos formando uma esquadria monobloco, ou seja, uma peça única, indeformável e imune ao aparecimento de frestas. Estes cuidados, aliados são características de fabricação das esquadrias Neoforma, como câmaras-de-ar, escovas de vedação e vidros duplos, garantem a alta resistência de portas e janelas a chuvas, ruídos, poluição, ventos, frio, calor e correntes de ar.
O ferro é um material maleável, podendo ser transformado em diferentes modelos de portas e janelas. Entretanto, não permite a produção de texturas diferenciadas e necessita de acabamento primoroso para evitar arestas serrilhadas.
O elevado padrão de qualidade e acabamento das esquadrias de PVC permite utilizá-las nos mais diferentes projetos arquitetônicos. O aspecto clean e o toque acetinado das portas e janelas não pesam nos ambientes, mesmo quando utilizados em vãos de grandes medidas. Disponíveis em modelos e cores diversificados ou reproduzindo diferentes padrões de madeira, as esquadrias Neoforma casam perfeitamente com qualquer estilo de construção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário